Ibovespa segue mercados internacionais e amplia alta nesta quarta

Às 12h12, o principal índice da B3 avançava 2,02% aos 104.074 pontos
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp

Atualizada às 12h12

O Ibovespa iniciou o primeiro pregão do mês em alta, seguindo a tendência das Bolsas internacionais e tentando se recuperar das perdas da véspera. Às 12h12, o principal índice da B3 avançava 2,02% aos 104.074 pontos.

Nos EUA, as bolsas de Nova York também registram ganhos. O índice S&P500 sobe 1,41% e o Nasdaq avança 1,37%.

O mercado ainda aguarda mais informações sobre o avanço da variante ômicron, da Covid-19 – principalmente se as vacinas existentes serão eficazes no combate à nova cepa.

Hoje pela manhã, a Secretaria de Estado de São Paulo confirmou o terceiro caso da ômicron no Brasil. Trata-se de um passageiro proveniente da Etiópia, de 29 anos, que desembarcou em Guarulhos no sábado (27), quando testou positivo para covid-19.

Ontem à noite, o Instituto Adolfo Lutz  tinha confirmado os dois primeiros casos da variante no país, após sequenciamento genético no laboratório do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. 

O casal, um homem de 41 anos e uma mulher de 37, provenientes da África do Sul, desembarcou em São Paulo no dia 23 de novembro.

Os investidores também acompanham a votação da PEC dos Precatórios. O governo negocia mudanças para garantir um placar necessário para a aprovação do texto, ou seja, 49 votos favoráveis em dois turnos. A sessão só deve começar após a sabatina do ex-ministro André Mendonça, indicado ao Supremo Tribunal Federal (STF), na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).  

Entre os indicadores de hoje, a criação de vagas de trabalho no setor privado dos Estados Unidos manteve um ritmo forte em novembro.

Foram criados 534 mil postos de trabalho no setor privado no mês passado, segundo o Relatório Nacional de Emprego da ADP. Os dados de outubro foram revisados ​​levemente para baixo para mostrar 570 mil vagas elevada, em vez das 571 mil boladas relatadas.

No Brasil, a a atividade da indústria registrou contração em novembro pela primeira vez em um ano e meio, pressionada pela queda nos pedidos e na produção, de acordo com Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês).

O indicador divulgado nesta quarta-feira pela IHS Markit caiu em novembro a 49,8, de 51,7 em outubro, indo abaixo da marca de 50 (que separa crescimento de contração) pela primeira vez desde maio de 2020.

Na Europa, a Comissão Europeia anunciou nesta quarta-feira um plano de investimento de 300 bilhões de euros para impulsionar infraestruturas limpas de energia e transporte, além de fortalecer os sistemas de saúde, educação e investigação em todo o mundo.

O esquema denominado Global Gateway pretende mobilizar investimentos entre 2021 e 2027.

Com Estadão Conteúdo e Reuters

Mais lidas